Carson se aproxima de Trump na véspera de novo debate republicano
Washington, 15 set (EFE).- O neurocirurgião Ben Carson se aproxima do magnata Donald Trump em uma nova pesquisa sobre a disputa presidencial republicana divulgada nesta terça-feira, na véspera do segundo debate televisionado entre os aspirantes conservadores à Casa Branca.
Na pesquisa da emissora “CBS” e do jornal “The New York Times”, Trump segue na liderança com 27% de apoio, mas seguido muito de perto por Carson, que tem 23%.
O apoio a Trump quase não variou com relação à pesquisa de agosto, quando era de 24%, mas cresceu muito a porcentagem de Carson, que no mês passado era de apenas 6%.
O resto dos candidatos aparecem bem distantes de Trump e Carson, e empatados em terceiro lugar estão os ex-governadores Jeb Bush e Mike Huckabee, e o senador Marco Rubio, todos eles com 6% de respaldo entre os indagados.
Bush perdeu sete pontos desde a pesquisa de agosto, ao passar de 13% a 6%, e o apoio ao governador de Wisconsin, Scott Walker, também se reduziu consideravelmente, desde 10% a 2%.
A pesquisa da “CBS” e “The New York Times” foi realizada de 9 a 13 de setembro com entrevistas a 1.261 adultos, incluídos 1.021 eleitores registrados, e sua margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Outra pesquisa do “The Washington Post” e da rede “ABC” publicada nesta segunda-feira também revelou que Trump e Carson aglutinam mais da metade das simpatias dos eleitores republicanos, o primeiro com 33% de respaldo e segundo com 20%.
O segundo debate entre os aspirantes à indicação republicana para as eleições presidenciais de 2016 nos EUA será realizado nesta quarta-feira em Simi Valley (Califórnia) e contará com os mesmos dez candidatos do primeiro, mais a ex-conselheira delegada de HP Carly Fiorina.
Após a retirada da disputa do ex-governador do Texas Rick Perry, anunciada na semana passada, restam um total de 16 aspirantes republicanos à Casa Branca. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.