Casa Branca afirma que, por enquanto, Obama não apoiará Hillary

  • Por Agência EFE
  • 13/04/2015 17h34
Divulgação Hillary Clinton declara apoio à Barack Obama na corrida à Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, não respaldará formalmente sua ex-secretária de Estado, Hillary Clinton, em sua corrida presidencial por enquanto, porque é possível que apareçam mais aspirantes democratas, inclusive outros “amigos”, segundo informou nesta segunda-feira a Casa Branca.

Um dia depois de Hillary, a quem Obama derrotou nas primárias democratas de 2008, anunciar seu desejo de ser a candidata do Partido Democrata nas eleições presidenciais de 2016, o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, afastou qualquer rumor sobre um possível apoio imediato do presidente.

“Os dois (Obama e Clinton) se transformaram em amigos. Mas há outras pessoas que são amigas do presidente que em algum momento poderiam decidir entrar na corrida (presidencial). Portanto, o presidente não ofereceu nenhum tipo de respaldo formal por enquanto”, afirmou Earnest em sua entrevista coletiva diária.

Embora o porta-voz não tenha identificado esses “amigos”, entre eles se encontra previsivelmente o vice-presidente Joe Biden, que está avaliando se vai concorrer pela candidatura democrata.

Earnest ressaltou que dependerá dos eleitores decidir quem será o candidato democrata à presidência em 2016, e que, uma vez concluído esse processo, quem receber a indicação do partido “pode ter certeza que contará com o apoio do presidente Obama”.

No sábado, Obama assegurou que Hillary Clinton é “sua amiga” e que “seria uma excelente presidente”, algo que alguns comentaristas tinham interpretado como um respaldo implícito à titular das Relações Exteriores entre 2009 e 2013, considerada a grande favorita do partido na corrida presidencial.

Segundo Earnest, o tema escolhido por Hillary para sua campanha presidencial (a ideia de que a economia americana favorece demais aos mais ricos em detrimento da classe média) se identifica com boa parte das mesmas preocupações expressadas por Obama durante os últimos anos.

De fato, o começo da campanha de Hillary coincide com uma semana na qual Obama estará centrado em suas ideias econômicas para beneficiar à classe média, com atos na terça-feira e na quinta-feira na Casa Branca e na quarta-feira em Charlotte (Carolina do Norte).

No entanto, Earnest assegurou que esse foco na economia se deve ao fato de que nesta semana vence a data para que os americanos apresentem sua declaração de impostos, e não a “nenhum anúncio” dos candidatos a presidente.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.