Casos de dengue no Distrito Federal diminuíram 40% em relação a 2014

  • Por Agencia Brasil
  • 24/04/2015 13h01

Número de casos teve alta de 57%

Mauro Pimentel/Folhapress Sobe número de casos de dengue

Os casos de dengue diminuíram quase 40% no Distrito Federal (DF) em relação ao ano passado informou nesta sexta-feira (24) a Subsecretaria de Vigilância à Saúde. Mesmo com a redução dos casos, o DF permanecerá em alerta para os focos do mosquito transmissor da dengue e chikungunya, o Aedes aegypti.

Por causa disso, as ações de combate aos focos foram intensificadas pela subsecretaria, em parceria com o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e o Exército. Levantamento feito pelo órgão mostra que das 31 cidades e bairros do DF, 20 apresentaram índice de alerta e duas têm risco de surto da doença. Recanto das Emas, Vila Planalto, Sobradinho, Park Way, Gama e Candangolândia apresentaram áreas com índice de risco de surto da doença.

Nesta sexta-feira, o Corpo de Bombeiros reuniu crianças que estudam na rede pública. No encontro, elas assistiram peça de teatro e palestras sobre como acabar com os focos do mosquito.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Hamilton Esteves, explica que toda a corporação está envolvida na ação, mas cerca de 100 militares estão nas ruas das cidades e bairros DF que apresentam maior incidência de focos para conscientizar os moradores. Ele informou que são mais de 20 mil casas visitadas em toda a capital.

“Os recipientes que acumulam água são o tipo de foco mais encontrado no DF. Então, deixamos esse pedido à população: cuidem dos seus quintais para que a gente evite essa proliferação. A participação da comunidade é fundamental nesse processo. Contamos com todos para termos êxito nesse combate”, destacou o coronel.

Cândida Silva, professora da Escola Classe 3, do Núcleo Bandeirante, acompanhou os estudantes durante o evento e elogiou a iniciativa. “As crianças, quando têm acesso a essas informações, servem como disseminadoras para a família. Assim, passam a alertar [os pais e parentes] e ter mais cuidado com o acúmulo de água em casa”.

Amanhã, 100 militares do Corpo de Bombeiros visitarão casas na cidade de Candangolândia. A expectativa é que mil residências sejam vistoriadas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.