Cerca de 2 bilhões de pessoas sofrem de obesidade ou sobrepeso, aponta pesquisa

  • Por Jovem Pan
  • 30/05/2014 08h18

Pesquisa em 188 países revelou que mais de 2 bilhões de pessoas sofrem de obesidade ou sobrepeso, um problema que não para de crescer no Brasil. O Instituto de Métrica e Avaliação para a Saúde, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos é o responsável pelo estudo.

No Brasil, 52% dos homens com mais de 20 anos e 58% das mulheres da mesma faixa etária apresentam a doença. Um dos colaboradores da pesquisa, o brasileiro Jorge Gustavo Velásquez, da Escola de Enfermagem da UFMG, falou dos números brasileiros.  

*Ouça os detalhes no áudio

Os dados sobre as crianças brasileiras também preocupam, porque o índice de obesos já soma  24%. Em entrevista a Cris Santos, o endocrinologista-chefe do grupo de obesidade do Hospital das Clinicas, Márcio Mancino, orientou para uma alimentação ideal.   

Com renda elevada das classes emergentes, a pesquisa comprova o impacto que ela tem na forma física do brasileiro. Para o presidente do Data Popular, Renato Meirelles, existem dois fatores que alavancaram o aumento da obesidade no Brasil.

Hoje a busca por produtos industrializados não abrange apenas as grandes refeições diárias das crianças e dos adultos. A ida da mulher para o mercado de trabalho industrializou também as merendas escolares, fato que também preocupa os especialistas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.