Chanceler chinês inicia viagem por Cuba, Venezuela, Argentina e Brasil

  • Por Agencia EFE
  • 18/04/2014 11h05

Paloma Almoguera.

Pequim, 18 abr (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, começou nesta sexta-feira uma viagem até o dia 27 de abril pela América Latina, que incluiu paradas no Brasil, Argentina, Venezuela e Cuba.

Em julho, será a vez do presidente da China, Xi Jinping, visitar a região.

“O propósito é muito claro. Em anos recentes, a China conseguiu um grande sucesso em suas relações com a América Latina. A cooperação está no interesse de ambos, desejamos levar as relações para um nível superior”, explicou hoje sobre a viagem de Wang o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying.

O chanceler chinês se reunirá com o presidente de cada país que visitará. A primeira parada será Cuba, onde ficará de sábado até domingo e será recebido por Raúl Castro.

Em seguida, Wang irá para a Venezuela e depois para a Argentina. A última fase da viagem será no Brasil, onde se reunirá com Dilma Rousseff e dará atenção especial à política industrial.

Em julho, Xi Jinping participará em Fortaleza da cúpula das potências emergentes Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). EFE