Chile ordena evacuação do litoral por alerta de tsunami após forte terremoto

  • Por Agencia EFE
  • 16/09/2015 22h21

Santiago do Chile, 16 set (EFE).- Centenas de milhares de chilenos estão evacuando a região litorânea após o alerta de tsunami nos mais de 4.000 quilômetros da costa devido ao terremoto de magnitude 8,4 graus na escala Richter que sacudiu o centro do país nesta quarta-feira.

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Armada (SHOA) estendeu o alerta para todo o litoral do Chile e ordenou que os navios fiquem dez milhas náuticas afastados da costa do país.

O Centro Nacional de Sismologia da Universidade do Chile elevou a magnitude do tremor para 8,4 graus. O terremoto foi sentido às 19h54 locais (20h54 em Brasília), com epicentro localizado a 46 quilômetros ao oeste da cidade de Canela e a 15,7 quilômetros de profundidade.

No litoral de todo o país, milhares de pessoas estão deixando suas casas em direção às regiões seguras, afastadas do litoral. Enquanto isso, o Escritório Nacional de Emergência (Omeni) informa sobre o horário que as ondas atingiram os portos.

Por enquanto, as autoridades indicaram à imprensa local que foram registrados danos em várias casas, assim como no aeroporto internacional de Santiago, onde ocorreram desabamentos de parte do teto.

“A única informação de danos é de casas de barro na comuna de Illapel (no norte do país). Estamos coletando os dados, o sismo foi há poucos instantes”, afirmou o ministro do Interior, Jorge Burgos.

Burgos está em uma reunião de urgência para avaliar a situação com o diretor do Escritório Nacional de Emergência, Ricardo Toro, o ministro da Defesa, José Antonio Gómez, o subsecretário do Interior, Mahmoud Aleuy.

Espera-se que a presidente do Chile, Michelle Bachelet, faça um pronunciamento público nas próximas horas.

As estradas de Santiago, onde foi registrado um tremor de magnitude 7 na escala internacional de Mercalli, que vai de um a 12, estão lotadas de veículos com trabalhadores que tentam chegar a suas casas. As rádios informam sobre danos em várias infraestruturas como pontes e nas próprias rodovias.

“Normalmente essa magnitude de sismo traz novas réplicas, mas, por favor, mantenham a calma e façam a evacuação”, assinalou Toro.

Pelo menos 20 réplicas, algumas delas de magnitude 6 graus, foram sentidas após o forte terremoto que sacudiu o país. EFE

jtr-mc/lvl

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.