China desvaloriza moeda em 1,62%, a segunda redução em dois dias

  • Por Agencia Brasil
  • 12/08/2015 08h21
EFE/YM YIK Oficina de câmbio em Hong Kong - yuan - dólar

A China reduziu nesta quarta-feira (12) o valor do yuan em relação ao dólar em 1,62%, a segunda redução em dois dias, informou a agência de notícias Xinhua

O Banco Central da China estabeleceu nesta quarta-feira a “taxa de referência” diária do yuan em 6.3306 para US$ 1, comparando com o valor de 6.2298 nessa terça-feira.

Ontem, o BC chinês aunciou a desvalorização do yuan em 1,86% em relação ao dólar norte-americano, com o objetivo de reforçar a segunda maior economia mundial e estimular as exportações.

A desvalorização da moeda chinesa – a maior desde a reforma do sistema monetário em 2005 – ocorre no momento em que a economia se encontra em forte desaceleração. A intenção é estimular as exportações, uma vez que a produção nacional fica mais barata.

No sábado (8), a China anunciou que as exportações tinham caído 8,3% em julho, a maior queda em quatro meses e muito acima do que era esperado pelos analistas (1,5%).

A decisão do Banco Central chinês foi tomada depois que o Fundo Monetário Internacional negou, na semana passada, o yuan como moeda de reserva mundial.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.