Cidade de São Paulo está em estado de atenção para enchentes

  • Por Agência Brasil
  • 08/09/2015 16h31
SÃO PAULO, SP, 08.09.2015: CLIMA-SP - Forte chuva provoca alagamento na rua Palestra Itália, em Perdizes, na zona oeste de São Paulo (SP), nesta terça-feira (8). (Foto: Danilo Verpa/Folhapress) Folhapress Cidade de SP em estado de atenção para enchentes nesta terça (08); veja

A cidade de São Paulo está, pela segunda vez, em estado de atenção para alagamentos desde as 14h15 desta terça-feira (8). O temporal da madrugada fez com que a capital paulista permanecesse também em estado de atenção entre as 02h40 e as 5h.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), áreas de instabilidade provenientes do interior do estado atingem a cidade e municípios vizinhos, provocando chuva intermitente de intensidade moderada e, em alguns momentos, fortes. Há ainda potencial para alagamentos. Às 16h, eram 16 pontos de alagamento, dois deles intransitáveis.

Imagens de radar meteorológico do CGE mostram chuva forte nos bairros de São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista, na zona Leste, e precipitação moderada em Jaçanã, Tremembé, Santana, Vila Maria e Vila Guilherme.

Nesta quarta-feira (9), segundo o centro, a formação de uma frente fria reforçará as chuvas sobre o estado de São Paulo, incluindo a capital e região metropolitana, que têm potencial para a formação de alagamentos. O período do dia com maior potencial para a ocorrência de chuvas significativas é entre a madrugada e a manhã. As temperaturas devem oscilar entre mínima de 15ºC e máxima de 21ºC. Já os percentuais de umidade relativa do ar se mantém elevados e acima dos 65%.

Para quinta-feira (10), o centro prevê sol entre muitas nuvens. O amanhecer deve registrar cerca de 15ºC e, durante a tarde, a máxima atinge os 23ºC. As chuvas devem retornar entre o período da tarde e da noite, na forma de pancadas rápidas, mas com menor potencial para alagamentos. As taxas de umidade relativa do ar variam entre 60% e 95%.

Desde as 15h de ontem (7) até as 15h de hoje, a cidade de São Paulo registrou 39,2 milímetros (mm) de chuva, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.