Cidade em Quito declara emergência em áreas afetadas por tremor de 5,1 graus

  • Por Agencia EFE
  • 13/08/2014 00h43

Quito, 12 ago (EFE).- O Município de Quito declarou nesta terça-feira em situação de emergência várias áreas rurais afetadas pelo tremor de 5,1 graus que atingiu a capital equatoriana à tarde e que deixou, até agora, dois mortos.

As regiões de Pomasqui, Guayllabamba, Calacalí, San Antonio de Pichincha, Puéllaro e Calderón foram declaradas em emergência para agilizar a ajuda aos afetados, indicou o prefeito de Quito, Mauricio Rodas.

“Mediante a declarativa de emergência agilizamos procedimentos de ajuda e evacuação às pessoas que estão em risco em Catequilla”, onde ocorreu um deslizamento de terra depois do tremor, escreveu Rodas em sua conta no Twitter.

O prefeito acrescentou que por enquanto foram registradas 25 réplicas do sismo principal, a maior delas de 4,1 graus na escala aberta de Richter.

Uma pessoa morreu em um deslizamento de terra em Catequilla, onde funcionava uma pedreira ilegal, onde quatro pessoas continuam soterradas.

“Por enquanto não é possível continuar com a operação de resgate porque a área é inacessível e o terreno está em condições de instabilidade”, acrescentou Rodas na rede social.

A declaração de emergência implica também “na retirada das pessoas que estão nos setores afetados”.

A prefeitura solicitou ao governo “a imediata suspensão das atividades de exploração e extração de materiais pétreos e áridos na zona de Pomasqui e San Antonio de Pichincha, para proteger a segurança dos moradores da região e suas zonas de influência”.

A morte de uma criança de quatro anos no bairro San Isidro de El Inca, no norte da cidade, foi confirmada.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.