Citroën apresenta o C4 Cactus, com “para-choque de ar”

  • Por Jovem Pan
  • 06/02/2014 10h42
Divulgação Novidade foi apresentada no Salão de Frankfurt

A Citroën apresentou as primeiras imagens do modelo C4 Cactus, versão de produção do protótipo Cactus Concept, apresentado no último Salão de Frankfurt. Misturando elementos de hatcback e monovolume, o modelo traz uma inovação da marca francesa: o para-choque de ar.

Chamado de “airbump”, o para-choque possui adereços plásticos aplicados formados por conjuntos de bolhas de ar, que têm a mesma função dos tradicionais “borrachões”. Em caso de danos, basta trocar a bolha de ar danificada, não a tira toda, nem o painel da porta ou para-choque. Com 4,16 metros de comprimento, 2,60 m de espaço entre-eixos, 1,73 m de largura e 1,48 m de altura, o C4 Cactus acomoda 358 litros no porta-malas.

Visualmente, a frente alta e bicuda traz conjunto dividido em dois andares, com LEDs e luzes de posição na “cobertura”. Na parte de baixo, em nichos na base do para-choque, estão as luzes de neblina. A traseira, mais retilínea, usa lanternas de LED com efeito tridimensional.

Os bancos seguem o padrão “sofá”, recorrente na escola francesa, com textura e cores do revestimento interior lembrando o material de malas de viagem. O teto solar panorâmico é igual à da linha C4 Picasso. Os itens de segurança seguem o padrão atual, com múltiplas bolsas de ar, controle de estabilidade, de frenagem e estacionamento automático.

Os motores serão de duas novas famílias. Há o EB Pure Tech, 1,2 litro a gasolina com turbo e injeção direta (THP) desenvolvido em conjunto com a BMW, que gera entre 110 e 132 cavalos. Já o Blue HDi, a diesel, gera de 118 a 150 cv.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.