Coalizão internacional lança 14 ataques contra EI na Síria e 6 no Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 05/01/2015 14h07

Washington, 5 jan (EFE).- Os Estados Unidos e vários países aliados lançaram entre ontem e hoje 14 ataques aéreos contra posições do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na Síria e outros seis no Iraque, informou a Força Combinada de Operações americana.

Na Síria, oito dos bombardeios ocorreram em Kobani, e destruíram 11 posições de combate dos extremistas, além de atingir duas grandes unidades do grupo. Com isso, as forças curdas já controlam 80% de Kobani, fronteira com a Turquia, após recuperar nesta segunda-feira vários pontos que estavam nas mãos dos rebeldes, entre eles um complexo governamental de segurança, segundo ativistas e fontes dessa região.

Os outros seis ataques na Síria foram nas proximidades de Deir ez-Zor. Neles, dois veículos blindados e um contêiner de transporte do EI foram destruídos.

Já no Iraque a coalizão conseguiu danificar uma grande unidade do grupo rebelde perto de Mossul e em Al Qaim outros dois ataques destruíram duas escavadeiras.

Outro ataque foi realizado perto de Ramadi e afetou uma grande unidade do EI, e dois foram feitos na região de Al-Assad destruindo três veículos dos jihadistas, de acordo com o relatório oficial.

Nas operações realizadas na Síria participaram Estados Unidos, Bahrein, Jordânia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Já nas feitas no Iraque, além dos Estados Unidos, participaram Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Holanda e Reino Unido. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.