Com excesso de água, Itaipu abre as comportas de reservatório

  • Por Agência Estado
  • 19/10/2015 13h59
FOZ DO IGUAÇU,PR,17.10.2015:VERTEDOURO-ITAIPU-TRÊS-CATARATAS-DO-IGUAÇU-POR-SEGUNDO - Seis das 14 comportas do vertedouro da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, PR, estão abertas nesta segunda-feira (19), para escoar o excesso de água, causado pelo grande volume de chuvas dos últimos dias na região Sul. No domingo (18), a vazão chegou a 4,5 milhões de litros de água por segundo (quantidade equivalente a três Cataratas do Iguaçu). (Foto: Kiko Sierich/Futura Press/Folhapress)Seis das 14 comportas do vertedouro da Usina de Itaipu

A usina hidrelétrica de Itaipu teve suas comportas abertas na noite da sexta-feira, 16, e deve permanecer assim até a terça-feira, 20. Em nota, a empresa informou que o escoamento se dá a uma vazão de 2.642 metros cúbicos por segundo, o equivalente à vazão normal de duas Cataratas do Iguaçu.

Itaipu não vertia água desde julho, quando o Estado do Paraná registrou uma das maiores cheias da história. O vertimento da água é evitado a todo custo pela equipe técnica.

Segundo o superintendente de Operação, Celso Torino, a intenção é aproveitar o máximo da água para transformar em energia elétrica e armazenar o restante. “Mas, neste caso, a fartura de água é tão grande que vamos verter”, disse. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.