Com suspensão, Osasco tem só dois DPs de madrugada, sábado, domingo e feriado

  • Por Jovem Pan
  • 21/01/2016 08h38
Reprodução/ Google Maps 1º Distrito Policial de Osasco

A delegacia seccional de polícia de Osasco decidiu suspender o plantão permanente do 1º distrito policial da cidade por falta de escrivães. A portaria DSPO-01 foi publicada na edição de terça-feira (19) do Diário Oficial do Estado de São Paulo. Com isso, a cidade da Grande São Paulo de quase 700 mil* pessoas dispõe apenas de duas delegacias para atender aos finais de noite e madrugada (20h às 9h) e também aos sábados, domingos e feriados (veja no mapa abaixo).

De acordo com o documento, houve uma “redução significativa” no quadro de funcionários especialmente na carreira de escrivão de polícia e que, “com isso, as adversidades foram surgindo e se agravando, forçando-se assim, a busca por medidas paliativas e emergenciais.”

A seccional cita que 31 escrivães deixaram o serviço na cidade nos últimos três anos por razões de aposentadorias, exonerações e demissões e que, no mesmo período, 12 servidores da mesma carreira foram recebidos em Osasco. No decorrer de 2015, oito escrivães foram subordinados a trabalhar no município, mas, até o fim do ano, três pediram exoneração do cargo, sendo que dois deles sequer ficaram três meses nas posições designadas.

Com a medida, o 1º distrito policial de Osasco deixa de registrar ocorrências das 20h às 9h de segunda a sexta e aos sábados, domingos e feriados. Em regime de plantão, o 1º DP atendia as ocorrências do 2º e do 8º distritos de Osasco. Agora, qualquer registro referente a estas delegacias deve ser encaminhado ao 5º DP. Com a medida em vigor, apenas o 5º e o 10º DP de Osasco vão funcionar aos sábados, domingos, feriados e durante as madrugadas.

Na área atendida pelo 10º DP (3º, 4º e 7º Distritos Policiais), “há uma significativa quantidade de bairros circundados por áreas livres, cujos moradores não
dispõem de meios para eventuais deslocamentos as unidades policiais longínquas, para o respectivo registro das ocorrências, se assim for necessário”, ressalta ainda a nota no Diário Oficial.

O 5º DP, que já atendia as ocorrências nas regiões do 6º e 9º Distritos Policiais de madrugada, sábados, domingos e feriados, agora ganha mais três regiões para cobrir (1º, 2º e 8º).

O caminho mais longo de um distrito a outro (2º DP para o 9º DP) é de 4,5 quilômetros em linha reta, 5,1 km a pé, 5,5 km de carro.

A reportagem procurou a Secretaria Estadual da Segurança Pública de São Paulo (SSP) para se posicionar a respeito da publicação, mas a pasta não respondeu.

Com informações do repórter Tiago Muniz

*694.844 habitantes em 2015, segundo estimativa do IBGE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.