Comandante de milícias rebeldes da região ucraniana de Lugansk é preso

  • Por Agencia EFE
  • 16/05/2014 12h18
  • BlueSky

Kiev, 16 mai (EFE).- O comandante das milícias rebeldes da região de Lugansk, no leste da Ucrânia, Alexei Relke, foi detido pelas forças de segurança, anunciou nesta sexta-feira Arsén Avakov, ministro do Interior ucraniano.

Relke, chefe do autodenominado Exército Sul-Leste, foi detido hoje pela polícia e transferido a outra região para ser indiciado por diversos delitos, entre eles o de tentar reverter a ordem constitucional estabelecida.

Avakov assegurou que o detido é um dos “terroristas” mais radicais que operam nas regiões orientais de Donetsk e Lugansk, onde os pró-russos se sublevaram no início de abril contra o governo central da Ucrânia.

A região insurgente de Donetsk se autoproclamou república parlamentar na Constituição aprovada pelo Soviete Supremo (Legislativo separatista), divulgada hoje pelos rebeldes.

Os líderes pró-russos de Donetsk, que na segunda-feira proclamaram sua independência e pediram o ingresso na Federação Russa, já anunciaram a criação de suas próprias Forças Armadas e pediram às forças governamentais que abandonem o território.

Além disso, se propõem boicotar as eleições presidenciais ucranianas previstas para o dia 25 de maio. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.