Comissão do Senado dos EUA aprova lei para acelerar acordos comerciais
Washington, 22 abr (EFE).- A Comissão de Finanças do Senado americano aprovou nesta quarta-feira (data local) um projeto de lei que permitirá que o governo acelere as negociações sobre o Acordo de Associação Transpacífico (TPP) e o Acordo Transatlântico para o Comércio e o Investimento entre Europa e Estados Unidos (TTIP).
A proposta, conhecida como “Fast Track” (Via rápida), foi aprovada com 20 votos a favor (13 republicanos e sete democratas) e seis contra (cinco democratas e um republicano).
O projeto de lei, que agora será votado pelo plenário do Senado, tornará público qualquer acordo comercial final 60 dias antes da assinatura do presidente e até quatro meses antes da votação no Congresso.
Se o pacto em questão não atender os objetivos estabelecidos pelo Congresso sobre temas como trabalho, meio ambiente e direitos humanos, o Senado pode derrubá-lo pela “via rápida” e submetê-lo à emendas parlamentares.
Os democratas estão divididos sobre a postura americana no comércio internacional. A senadora progressista Elizabeth Warren lidera os críticos, que não apoiam os planos de Obama. Por outro lado, a maior parte dos republicanos defende as intenções do presidente. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.