Companhia aérea Azul assina carta de intenções com Embraer por 30 jatos
Rio de Janeiro, 14 jul (EFE).- A Embraer anunciou nesta terça-feira que assinou um carta de intenções com a Companhia Aérea Azul para a compra de 30 aviões do modelo E195-E2, em um negócio que pode chegar a US$ 3,1 bilhões.
A carta de intenções entre as duas empresas prevê uma encomenda de 30 modelos E195 da segunda geração, assim como a opção de compra de outros 20 do mesmo modelo, segundo um comunicado divulgado nesta terça-feira pela Embraer.
“A previsão é que o contrato (definitivo) seja assinado no quarto trimestre deste ano, quando as encomendas forem convertidas em pedidos firmes”, segundo a nota do terceiro maior fabricante de aviões do mundo.
A carta de intenções foi assinada nesta terça-feira durante a Feira Internacional de Aviação de Farnborough.
O negócio transforma a Azul na primeira companhia aérea do mundo a encomendar a segunda geração (E2) dos aviões de modelo E195, os maiores e mais modernos fabricados pela construtora brasileira. A Azul já é a empresa com maior número de E195 da primeira geração em sua frota.
A terceira maior companhia aérea do Brasil conta com 82 aviões da Embraer, que constituem a base de sua frota de 141 aparelhos. Além dos 50 encomendados hoje, a empresa ainda espera a entrega de outros 11 que já tinha adquirido.
“Nos orgulha esta encomenda por saber que o mercado brasileiro seguirá sendo atendido por muito tempo com nossos mais avançados produtos. Agradecemos a Azul por seu compromisso e associação que culminam com esta grande marca”, afirmou o presidente da divisão de Embraer para a aviação comercial, Paulo Cesar Silva, citado no comunicado.
“Confiamos na Embraer desde o começo de nossas operações. Esta associação sempre foi importante para consolidar nosso plano de negócios e crescer no mercado de aviação nacional”, disse por sua parte o executivo-chefe de Azul, David Neeleman.
A Azul opera 870 voos diários e atende 104 destinos no Brasil.
A companhia anunciou em abril um plano de expansão que prevê o arrendamento de 11 aeronaves de grande tamanho para realizar voos diretos desde Brasil até três destinos nos EUA (Miami, Orlando e Nova York) a partir do primeiro trimestre de 2015.
A Azul, fundada em 2008 e controlada pelo empresário americano de origem brasileira David Neeleman -o fundador da Jetblue-, assumiu desde 2012 a condição de terceira companhia de transporte aéreo no Brasil, depois da TAM e da Gol, graças a sua associação com a companhia aérea brasileira Trip.
O negócio com a Azul foi anunciado dias depois que a Embraer recebeu outro pedido de 50 aviões do modelo E175-E2 por parte da companhia americana Trans States Holdings, que também reservou a opção de compra de outros 50 aparatos do mesmo tipo.
Segundo a Embraer, o valor do negócio com a americana chega a US$ 2,4 bilhões tendo em quanta o preço em catálogos, no caso que confirme a venda dos 100 aviões e se a transação se realiza em condições normais.
A Trans States Holdings, maior grupo de aviação regional dos Estados Unidos com 11 milhões de passageiros por ano e 600 voos diários, é o controlador das companhias aéreas Trans States Airlines, Compass Airlines e GoJet Airlines. EFE
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