Comunicação de venda de veículo ao Detran será feita pelos cartórios a partir de julho
A comunicação de venda de veículo ao Detran será feita diretamente pelos cartórios a partir do dia 23 de julho. Atualmente, cabe ao proprietário informar o órgão sobre qualquer transação de venda, compra ou transferência feita no estado de São Paulo.
Com a mudança, o próprio cartório fará a comunicação quando o proprietário concretizar o reconhecimento de firma para o recibo de compra e venda. O coordenador-adjunto de Administração Tributária da Secretaria da Fazenda, Edson Kondo, explicou que os cartórios não poderão cobrar a mais pelo serviço.
*Ouça os detalhes no áudio
A medida vai evitar contratempos para ex-proprietários de veículos como envio de multas ou IPVA de carros que já foram negociados. O vice-presidente da Arpen São Paulo, Luis Carlos Vendramin, disse a Anderson Costa que os cartórios podem precisar de mais tempo para se adaptar.
Os cartórios terão 72 horas para fazer a comunicação ao Detran e, caso não façam, poderão ser multados. Se o antigo dono do veículo e o novo proprietário reconhecerem firma sumultaneamente, bastará uma única transmissão dos dados.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.