Confiança da indústria tem menor nível desde início da série, em 2005, diz Firjan

  • Por Agência Estado
  • 21/10/2015 14h07

Poluição do hemisfério norte é um dos fatores responsáveis pela redução de chuvas na América Central

Image Source/Folhapress Poluição indústria

Os empresários da indústria fluminense nunca estiveram tão pessimistas, segundo a sondagem realizada pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). O índice de confiança (ICEI-RJ) chegou a 34,0 pontos em outubro, o mais baixo desde o início da série, em 2005. “A expectativa é de que haja redução da demanda e do número de empregados nas indústrias do Rio”, afirma a entidade em nota.

Em setembro, o ICEI-RJ estava em 34,7 pontos. O indicador está há 19 meses abaixo de 50 pontos, resultado que indica pessimismo dos empresários. “Chama a atenção não só a tendência de queda do indicador, mas sua renovação de mínimas históricas nos últimos quatro meses. A falta de confiança dos empresários industriais fluminenses está em linha com o sentimento dos empresários de todo o País”, analisa a Firjan.

O indicador de condições atuais atingiu 26,2 pontos e foi pressionado pela piora no sentimento do empresário em relação ao desempenho da companhia. As avaliações sobre o desempenho da economia e sobre as condições do Estado do Rio também se deterioraram.

Para os próximos seis meses, os empresários esperam redução na demanda por produtos industriais (o quesito está em 41,0 pontos) e, consequentemente, devem cortar ainda mais o número de funcionários (38,1 pontos).

O setor externo, considerado uma válvula de escape e um possível caminho para a retomada na atividade, não desperta esperanças na indústria fluminense, já que a expectativa em relação às exportações também é negativa (48,3 pontos).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.