Conflitos internos no Sudão deixam cerca de 11 mil deslocados

  • Por Agencia EFE
  • 24/04/2014 15h17

(Corrige título).

Cartum, 24 abr (EFE).- Milhares de pessoas estão fugindo dos conflituosos estados sudaneses de Kordofán do Sul e Nilo Azul após a volta dos enfrentamentos, denunciou nesta quinta-feira a missão das Nações Unidas no Sudão.

Em comunicado, a missão advertiu que os enfrentamentos entre as forças governamentais e os rebeldes do Movimento Popular de Libertação do Sudão-Setor Norte (MPLS-SN), na região de Rashad, no estado de Kordofán do Sul, provocaram o deslocamento de aproximadamente 6.700 civis.

Além disso, informou também que cerca de 4.300 pessoas fugiram de suas casas no estado de Nilo Azul devido aos combates entre os rebeldes e o exército.

Nesta semana está sendo realizada na capital da Etiópia, Adis-Abeba, uma nova rodada de conversas entre o governo sudanês e o MPLS-SN com a União Africana como mediadora, depois do fracasso das cinco rodadas anteriores que buscavam uma solução para o conflito que se retomou nesses dois estados em 2011.

O conflito de Darfur começou quando o Movimento Justiça e Igualdade (MJI) e o Movimento de Libertação do Sudão pegaram em armas no início de 2003 contra o regime de Cartum em protesto contra a pobreza e a marginalização que os habitantes dessa região sofrem.

O MPLS-N, que atua nas províncias meridionais, é acusado por Cartum de receber instruções do Sudão do Sul. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.