Conservador Rodríguez Larreta é favorito à prefeitura de Buenos Aires
Buenos Aires, 17 jul (EFE).- A dois dias da eleição para a prefeitura de Buenos Aires, o candidato da conservadora Proposta Republicana (Pró), Horacio Rodríguez Larreta, está quase 10 pontos à frente de seu rival, Martín Lousteau, da frente da centro-esquerda Eco, segundo pesquisas.
Duas pesquisas publicadas hoje em jornais locais dão 54,7% das intenções de votos ao Pró, força liderada por Mauricio Macri, que governa a capital argentina desde 2007.
Lousteau, ex-ministro de Economia entre 2007 e 2008, tem 45,3% dos votos no segundo turno das eleições portenhas, segundo a pesquisa da Poliarquia para o jornal “La Nación” e o da Management & Fit publicado pelo “Clarín”.
Os dados, que surgem da projeção realizada pelas pesquisadoras já desconsiderando votos em branco e os indecisos, mostram que o candidato do Eco só conseguiu tirar metade dos 20 pontos de vantagem que Rodríguez Larreta teve no primeiro turno, em 5 de julho.
Se as previsões se confirmarem, Rodríguez Larreta, chefe de Gabinete do governo portenho, será o próximo prefeito da cidade e o Pró revalidará sua hegemonia na capital argentina após oito anos de gestão.
Macri confia que um triunfo em Buenos Aires beneficiará sua candidatura presidencial opositora contra o governista Daniel Scioli, atual governador da província de Buenos Aires, nas eleições nacionais de 25 de outubro.
Ambas as pesquisas foram realizadas por telefone. A da Management & Fit entrevistou mil pessoas e tem margem de erro de 3,1%. A Poliarquia entrevistou 1.200 pessoas, mas não especificou sua margem de erro. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.