Continuam em Lausanne discussões técnicas sobre programa nuclear iraniano

  • Por Agencia EFE
  • 16/03/2015 13h31

Lausanne (Suíça), 16 mar (EFE).- O responsável da Organização de Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi, e o secretário de Energia dos Estados Unidos, Ernest Moniz, continuaram nesta segunda-feira com as negociações técnicas com relação ao controverso programa nuclear iraniano.

Assim confirmaram à Agência Efe fontes da delegação americana que se encontra em Lausanne participando das negociações entre Washington e Teerã para conseguir um acordo que ponha fim a uma década de discussões sobre os objetivos do programa nuclear iraniano.

As fontes não puderam dar dados sobre o conteúdo das discussões.

Salehi e Moniz fizeram parte nesta manhã das conversas entre o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohamad Javad Zarif, e o secretário de Estado americano, John Kerry, que se reuniram na enésima tentativa de conseguir um acordo político antes do final do mês.

Por volta das 14h local (11h, em Brasília), Zarif partiu rumo ao aeroporto para viajar a Bruxelas, onde nesta tarde deve se encontrar com a chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini, e os ministros das Relações Exteriores do Reino Unido, França e Alemanha.

Os três países do bloco, mais China, Rússia e Estados Unidos, formam o sexteto que negocia com o Irã para alcançar um acordo que garanta que o programa nuclear iraniano é pacífico e, em troca, as potências levantarão as sanções econômicas que pesam sobre Teerã. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.