Convenção reúne em Porto Rico ateus norte-americanos
San Juan, 20 ago (EFE).- A capital de Porto Rico será a partir de amanhã a sede da “Convenção Ateus Americanos”, que debaterá assuntos como as origens do cristianismo, homossexualismo e religião, e o ateísmo na cultura latina.
Entre os palestrantes estão o presidente da American Atheists, David Silverman; o dos Librepensadores Hispanoamericanos, David Tamayo; a advogada e ativista homossexual Ada Conde; os escritores Yolanda Arroyo Pizarro e David Caleb; e o historiador Richard Carrier. O evento, que irá durar dois dias, contará também com a participação da atriz mexicana e membro da American Atheists Indra Zuno e do apresentador de TV Matt Dillahunty.
Em entrevista à Agência Efe, Eva Quiñones, uma das diretoras da Humanistas Seculares de Porto Rico, que participa da organização do encontro, disse que um dos propósitos da convenção é buscar vias que ajudem à separar a Igreja do Estado em assuntos relevantes.
“Queremos mostrar que vale a pena se assumir ateu. Somos muitos e podemos nos unir para conseguir nosso propósito: separar a Igreja do Estado, conforme manda nossa Constituição”, enfatizou.
A convenção promoverá ainda debates sobre a lógica, a razão e o livre pensamento de valores humanistas e seculares.
“Afinal de contas, esses fatores beneficiam e protegem todos os cidadãos, sejam ateus ou não”, disse Eva. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.