Coreia do Norte ameaça realizar novo tipo de teste nuclear

  • Por Agencia EFE
  • 30/03/2014 05h43

Seul, 30 mar (EFE).- A Coreia do Norte ameaçou neste domingo realizar um novo tipo de teste nuclear em resposta à condenação que a ONU fez esta semana do recente lançamento de mísseis de médio alcance realizado pelo regime de Kim Jong-un.

“Não está descartado um novo tipo de teste nuclear para fortalecer ainda mais nossa política de dissuasão nuclear”, assinalou um comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte publicado pela agência de notícias estatal “KCNA”.

O texto não deu mais detalhes sobre a natureza destes possíveis testes.

A Coreia do Norte realizou desde 2006 três testes nucleares que foram condenados pela comunidade internacional, nos quais detonou artefatos atômicos no condado de Kilju (no nordeste do país), o último deles em fevereiro do ano passado.

Na quarta-feira, o regime lançou da costa oriental ao Mar do Japão dois mísseis de médio alcance Rodong, capazes de alcançar 1.300 quilômetros de distância.

O lançamento foi o primeiro desse tipo em cinco anos e aconteceu após o disparo de dezenas de foguetes de curto alcance nas semanas anteriores, em aparente resposta às manobras militares conjuntas que os exércitos dos EUA e da Coreia do Sul executam no sul da península coreana até 18 de abril.

O uso de tecnologia de mísseis balísticos pelo regime de Kim Jong-un viola as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

No comunicado, a chancelaria norte-coreana condenou o exercício naval Ssang yong, que faz parte das manobras anuais de Seul e Washington, realizado no último dia 27. E também advertiu os EUA sobre qualquer “ação precipitada” realizada por suas forças militares e afirmou que a responsabilidade será toda americana se acontecer um evento “catastrófico” na península coreana. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.