Coreia do Norte atrasará relógio em 30 minutos para ter hora oficial própria

  • Por Agencia EFE
  • 07/08/2015 06h38

Seul, 7 ago (EFE).- A Coreia do Norte anunciou nesta sexta-feira que atrasará a hora em 30 minutos na próxima semana para retornar a seu fuso tradicional de há mais de um século, por ocasião do 70º aniversário da independência do domínio colonial japonês.

“Será fixada como hora padrão da República Popular Democrática da Coreia a dos 127 graus 30 minutos longitude leste, ou 30 minutos mais tarde que a atual, e se denominará hora de Pyongyang”, informou a agência de notícias estatal “KCNA” em comunicado.

A agência, alto-falante do regime dos Kim, acrescentou que “a hora de Pyongyang será aplicada a partir de 15 de agosto de Juche 104 (2015)”, em referência ao calendário norte-coreano que conta os anos desde o nascimento em 1912 do fundador do país, Kim Il-sung.

Deste modo, a partir de 15 de agosto, dia em que se lembra o 70º aniversário da libertação do domínio colonial japonês, a hora norte-coreana passará a ser GMT+8h30 no lugar da atual GMT+9h.

O GMT+8h30 era o fuso horário de toda Coreia até que em 1912 foi antecipado em meia hora pelo Império Japonês, que dominou a península entre 1910 e 1945, para que coincidisse com a de Tóquio.

Depois da libertação em 1945, a Coreia do Norte continuou com o fuso horário japonês, enquanto a Coreia do Sul retornou ao tradicional em 1954 antes de voltar à faixa atual de GMT+9h em 1961.

A decisão da Coreia do Norte é encarada como um gesto de marcado caráter nacionalista.

“Os perversos imperialistas japoneses cometeram crimes imperdoáveis na Coreia, chegando inclusive a privar ao país de seu horário padrão”, expressou a “KCNA” em seu comunicado, no qual também ameaçou o Japão pelas ofensas cometidas na primeira metade do século XX.

Analistas da Coreia do Sul especificaram que a mudança de hora no país vizinho poderia causar alguns desajustes, como no caso dos horários no polígono industrial conjunto da cidade norte-coreana de Kaesong, embora não se espere problemas maiores.

A Coreia do Norte não será o único país com o fuso horário deslocado em meia hora em relação ao padrão internacional, já que existem outros países com esta peculiaridade, entre eles Venezuela, Índia e Mianmar. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.