Coreia do Norte defende seu direito “soberano” de lançar projéteis

  • Por Agencia EFE
  • 06/07/2014 01h37

Seul, 6 jul (EFE).- O regime norte-coreano defendeu neste domingo os recentes lançamentos de projéteis realizados de sua costa sudeste como um exercício de seus “direitos soberanos e autônomos” e acusou os Estados Unidos de serem o principal “instigador” da tensão na região.

Em um editorial do “Rodong”, o jornal do Partido dos Trabalhadores, publicado hoje, o regime de Kim Jong-un explicou que os lançamentos “constituíram um evento ordinário que aconteceu em nossas águas territoriais e um exercício dos direitos soberanos e autônomos da nação”.

Após meses de relativa calma na península coreana, desde o dia 26 de junho Pyongyang realizou testes com vários projéteis de curto alcance em direção ao Mar do Leste (Mar do Japão).

No dia 30 de junho o próprio “Rodong” mostrou em sua fachada uma imagem de Kim Jong-un contemplando pessoalmente o lançamento de prova de um novo míssil tático teleguiado.

Acredita-se que o resto dos projéteis lançados foram foguetes KN-09 de 300 milímetros com 190 quilômetros de alcance e dois mísseis de curto alcance que usavam tecnologia Scud e tinham uma categoria de 500 quilômetros. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.