Coreia do Sul e UE potencializam laços em defesa e resposta a emergências

  • Por Agencia EFE
  • 04/05/2015 08h57

Seul, 4 mai (EFE).- O ministro da Defesa sul-coreano, Han Min-koo, e a alta representante da União Europeia (UE) das Relações Exteriores e Política de Segurança, Federica Mogherini, acordaram nesta segunda-feira aprofundar a cooperação bilateral em defesa e em resposta conjunta perante emergências.

Ambos se reuniram hoje em Seul, para onde Federica viajou para realizar uma visita de dois dias.

“As duas partes exploraram maneiras de trabalhar de forma conjunta em termos práticos nas áreas de defesa e segurança, e avaliaram por sua vez o acordo de cooperação em gestão de crise assinado em maio do ano passado”, segundo um texto publicado ao término da reunião pelo Ministério da Defesa sul-coreano.

Sob este acordo, Seul e Bruxelas se comprometeram a colaborar na hora de dar resposta às crises suscitadas por desastres naturais, na luta contra a pirataria e em operações de paz em áreas conflituosas do mundo.

Han e Mogherini também revisaram hoje os preparativos para a primeira reunião consultiva de política de defesa que manterão no final de ano em Seul o Ministério da Defesa sul-coreano e o Serviço Europeu de Ação Exterior.

Este fórum, que deve ser realizado de maneira anual, “será o espaço para que ambas as partes troquem pontos de vista em temas de mútuo interesse, compartilhem informação e potencializem suas capacidades para responder de maneira conjunta a desafios comuns”, precisou o comunicado do Ministério sul-coreano. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.