Cosmonautas russos concluem caminhada espacial com sucesso

  • Por Agencia EFE
  • 28/01/2014 05h28

Moscou, 28 jan (EFE).- Os cosmonautas russos Oleg Kotov e Sergei Riazanski, tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), concluíram todas as tarefas durante a caminhada espacial que fizeram ontem à noite, informou nesta terça-feira o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

“A saída ao espaço aberto terminou de forma bem-sucedida. Os cosmonautas retornaram à Estação”, declarou um porta-voz do CCVE, que destacou que Kotov e Riazanski cumpriram todos os trabalhos previstos em sua saída ao espaço.

Segundo a Roscosmos – a agência espacial russa – a caminhada teve duração de 5h58min e foi encerrada à 0h08 de Moscou (18h08 de Brasília da segunda-feira).

Os cosmonautas russos instalaram câmeras de alta resolução “UrtheCast”, de fabricação canadense, no casco do módulo russo Zvezda.

Esta tarefa estava pendente, já que as câmeras tinham sido instaladas em uma caminhada espacial anterior, mas tiveram que ser desmontadas já que não enviavam informação às estações terrestres.

A falha, conforme foi detectada pelos cosmonautas assim que voltaram à ISS com as câmeras, estava em uma conexão dos cabos.

Nesta caminhada, Kotov e Riazanski também fotografaram o cabeamento do suporte no qual foram instaladas as câmeras.

Os cosmonautas retiraram do módulo Zvezda um contêiner de lixo com amostras dos materiais com os quais foi construída a Estação Espacial, que servirão para o estudo dos efeitos do espaço sobre a própria plataforma espacial.

Além de Kotov e Riazanski, a atual tripulação da ISS é composta pelo também russo Mikhail Tyurin, o japonês Koichi Wakata e os astronautas americanos Rick Mastracchio e Mike Hopkins. EFE