Crimeia aumenta medidas de segurança às vésperas de referendo

  • Por Agencia EFE
  • 14/03/2014 11h23

Kiev, 14 mar (EFE).- As autoridades da república ucraniana da Crimeia aumentaram as medidas de segurança frente ao referendo que será realizada no próximo domingo para decidir a incorporação da península à Rússia.

“Às vésperas da consulta e no dia da votação, toda a polícia crimeana estará em regime de alerta para garantir a proteção da ordem pública no território da Crimeia”, assinalou um comunicado policial, divulgado por agências locais.

Cerca de 2.400 agentes de segurança estarão a postos nos 1.203 colégios eleitorais, enquanto aproximadamente 100 policiais ficarão nas 27 comissões eleitorais encarregadas de supervisionar o processo.

Estima-se que 1,5 milhão dos 2 milhões de habitantes da península tenham direito a votar na consulta.

Para isso, foram impressos mais de 1,5 milhão de cédulas e, de acordo com pesquisas, acredita-se que cerca de 80% das pessoas com direito a voto comparecerão às urnas.

Os crimeanos foram convocados para contestar a duas perguntas: “Você é a favor da reunificação da Crimeia com a Rússia como sujeito da Federação Russa?” e “Voce é a favor de que volte a entrar em vigor a Constituição da Crimeia de 1992 e do status da Crimeia como parte da Ucrânia?”.

Na Crimeia, península banhada pelo Mar Negro, vivem quase 60% de russos, aos quais se somam 25% de ucranianos, além de uma minoria tártara de 12%. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.