Cristina Kirchner se reuniu com Snowden na Rússia, segundo imprensa argentina

  • Por Agencia EFE
  • 04/06/2015 23h03

Buenos Aires, 4 jun (EFE).- A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, se reuniu no último mês de abril, na Rússia, com o ex-analista da CIA, Edward Snowden, depois que este revelou um suposto plano de espionagem britânico sobre o país sul-americano em relação com as ilhas Malvinas, informou nesta quinta-feira a imprensa argentina.

A reunião, realizada durante a visita oficial que Cristina fez a Moscou, foi confirmada ao jornal “Buenos Aires Herald” por um dos advogados de Snowden, um ex-colaborador da CIA que revelou a espionagem em massa realizada pelos serviços secretos dos Estados Unidos e que obteve asilo na Rússia em 2013.

“Snowden se encontrou com a presidente Kirchner. Falaram por mais de uma hora. Não sei porque ela não fez comentários públicos a respeito”, afirmou Anthony Romero, diretor-executivo da União Americana pelas Liberdades Civis (UCLA) e assessor legal de Snowden, em declarações ao “Buenos Aires Herald”.

Fontes do governo argentino consultadas pela Agência Efe disseram não ter informação a esse respeito.

Cristina viajou à Rússia no dia 18 de abril, duas semanas depois da revelação, a partir de informação fornecida por Snowden, que o Reino Unido tinha espionado a Argentina.

Por essas revelações, o governo argentino convocou em 9 de abril o embaixador britânico em Buenos Aires, John Freeman, para exigir explicações pelas supostas ações de espionagem contra o país relacionadas com a disputa sobre as ilhas Malvinas, arquipélago sob dominação britânica e cuja soberania é reivindicada pela Argentina.

Segundo os documentos vazados aos meios de comunicação por Snowden, acusado de espionagem pelos EUA, a inteligência britânica planejou a “Operação Quito”, que supostamente incluía a espionagem de telecomunicações e a intervenção nas redes sociais para moldar a opinião pública a respeito da soberania das ilhas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.