Cruz Vermelha critica lentidão da comunidade internacional perante ebola

  • Por Agencia EFE
  • 02/08/2014 19h24

A Cruz Vermelha denunciou neste sábado (2) a lentidão e a falta de resposta da comunidade internacional perante a epidemia do vírus ebola que afeta a África Ocidental.

“O anúncio de um plano de ação de US$ 100 milhões é um passo positivo para poder contar com meios com os quais lutar contra essa mortífera doença. No entanto, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha está muito preocupada com a lentidão e a falta de resposta da comunidade internacional”, indica o comunicado.

“Pedimos que se redobrem imediatamente os esforços”, alertou a Cruz Vermelha, que considera que “só uma ação conjunta da comunidade internacional permitirá a contenção do vírus”.

Além disso, a organização internacional considera que “o medo” tanto nas comunidades afetadas como na comunidade internacional pode dificultar o controle do surto.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e os presidentes dos países afetados pela epidemia de ebola na África Ocidental (Serra Leoa, Libéria e Guiné) apresentaram ontem um Plano de Resposta de US$ 100 milhões com o qual pretendem conter a proliferação da doença.

O Plano de Resposta faz parte da intensificação da campanha internacional, regional e nacional para controlar o surto e identifica a necessidade de ativar “centenas” de pessoas para ajudar nos trabalhos de prevenção e controle, além dos trabalhadores humanitários e dos 120 agentes da OMS que já estão atuando no terreno.

A doença, transmitida pelo contato direto com o sangue e fluidos corporais de pessoas ou animais infectados, causa hemorragias graves e pode ter uma taxa de mortalidade de 90%.

Desde março, o surto de ebola na África Ocidental já registrou 1.323 casos e 729 mortes nos três países afetados.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.