Cuba deve legalizar pequenas e médias empresas privadas

  • Por Estadão Conteúdo
  • 24/05/2016 11h42
01/05/2016- Havana, Cuba- Desfile del Primero de Mayo en La Habana. Foto: Ismael Francisco/ Cubadebate Fotos Públicas Cuba

O governo de Havana afirmou que legalizará empresas privadas pequenas e médias, uma medida que pode expandir significativamente o espaço permitido para as companhias em um dos últimos países comunistas do mundo.

Documentos do Partido Comunista publicados, nesta terça-feira (24), afirmam que uma categoria de empresas privadas “micro”, como as pequenas e médias, foi acrescentada ao plano da sigla para o desenvolvimento econômico e social. Até agora, o Executivo cubano permitia apenas a atividade privada de trabalhadores autônomos e em categorias previamente estabelecidas.

Na realidade, muitos cubanos tornaram-se donos de pequenos negócios e empregam outros trabalhadores. Muitos reclamam, porém, das dificuldades para gerenciar os empreendimentos em um sistema que não os reconhece oficialmente e que, muitas vezes, lança operações contra empresas por supostas violações às regras do Estado.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.