Custo da construção acumula alta de 4,75% em 2015, revela Sinduscon-SP

  • Por Agência Estado
  • 05/01/2016 15h02
Arquivo/Agência Brasil Arquivo/Agência Brasil Infraestrutura pública precisa de recursos e investimentos para se recuperar; PPP's podem ser um caminho produtivo

O custo da construção paulista registrou alta de 0,17% em dezembro ante novembro, totalizando R$ 1.227,17 por metro quadrado. No ano, o indicador apresentou alta de 4,75%, conforme dados do Sinduscon-SP e da Fundação Getulio Vargas (FGV).

O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil do Estado de São Paulo é calculado sobre as obras não incluídas na desoneração da folha de pagamentos e reflete a variação dos custos das construtoras para a utilização nos reajustes dos contratos de obras.

Na base mensal, foi registrada alta de 0,45% nos materiais de construção e estabilidade nos custos com mão de obra e administrativos. Nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, o CUB subiu 0,18% em dezembro, ante novembro, totalizando R$ 1.140,15 por metro quadrado. No ano, o indicador acumulou alta de 4,79%.

Para o vice-presidente de Economia do Sinduscon-SP, Eduardo Zaidan, é importante observar que a elevação anual do indicador foi bem inferior à inflação. “Em 2015 o resultado dos três componentes do CUB ficaram ao redor da metade da inflação média da economia (IPCA), reflexo do baixo nível de atividade no setor”, acrescentou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.