Dalia Grybauskaité lidera apuração das eleições da Lituânia
Vilnius, 25 mai (EFE).- A atual governante da Lituânia, Dalia Grybauskaité, lidera com 54,84% dos votos o segundo turno das eleições presidenciais deste domingo no país báltico, segundo os primeiros resultados anunciados pelo Comitê Eleitoral Central.
Grybauskaité supera em mais de dez pontos seu rival, o social-democrata Zigmantas Balcytis, concluída a apuração em 856 dos 2.004 colégios eleitorais.
A independente Dalia Grybauskaité, de 58 anos e economista de profissão, já ganhou o primeiro turno com 46,61% dos votos e havia ficado à beira da maioria absoluta.
Faltando uma hora para o fechamento dos colégios eleitorais, 37,11% dos eleitores haviam votado na Lituânia, de acordo com os últimos dados oficiais de participação anunciados até agora.
Há duas semanas a participação no primeiro turno das presidenciais foi de 52%, um dado que aponta que nesta ocasião muitos dos eleitores lituanos deixaram de ir aos colégios eleitorais.
Durante toda a campanha eleitoral, Grybauskaité lançou a carta russa, que na Lituânia costuma reportar dividendos nas urnas, mais ainda quando nestes momentos o Kremlin é criticado pelo Ocidente por seu papel na crise ucraniana.
“Estamos cercados de ameaças hoje, não amanhã nem depois de amanhã. O tempo das declarações e dos documentos já passou; chegou a hora de trabalhar”, disse nesta quinta-feira Grybauskaité em um debate televisionado com Balcytis. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.