Delinquentes são capturados em Michoacán, entre eles um líder “templário”

  • Por Agencia EFE
  • 20/01/2014 01h26

Morelia (México), 19 jan (EFE).- O Governo mexicano anunciou neste domingo a captura de 38 delinquentes, entre eles um suposto líder do cartel dos Cavaleiros Templários, dentro da operação federal lançada na terça-feira passada na conflituosa região de Tierra Caliente.

Em entrevista coletiva em Morelia, capital do estado de Michoacán, o secretário-executivo do Sistema Nacional de Segurança Pública, Monte Alejandro Rubido, assinalou que 38 pessoas foram detidas nos últimos dias “pela suposta realização de diversos delitos”.

Do total, três foram postos à disposição da Subprocuradoria Especializada em Investigação em Delinquência Organizada, entre eles Jesús Vásquez, de 37 anos, assinalado como um dos líderes “templários” que “maior violência gera” na região.

O também porta-voz do Governo de Enrique Peña Nieto em Michoacán identificou os outros dois como José Atilano González e Pedro Silva Lara.

Graças ao trabalho de inteligência, os três homens foram detidos no povoado Caleta de Campos, no município de Lázaro Cárdenas, portando quatro armas longas, 23 cartuchos, uma granada, telefones celulares e droga, disse Rubido.

A crise na região se aguçou nas últimas semanas perante a expansão dos grupos de autodefesa, o que motivou a resposta do crime organizado com a queima de veículos, lojas e escritórios governamentais, assim como o bloqueio de estradas. EFE

mad-pmc/ma

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.