Dica: proteja sua conta Google usando a Verificação de Segurança

  • Por Carlos Aros/Jovem Pan
  • 12/02/2015 16h24
Divulgação/Google Verificação de Segurança (4)

O Google repaginou o serviço de Verificação de Segurança, que permite aos usuários checar o nível de proteção das informações das contas no serviço online, que para algumas pessoas não são poucas: Gmail, YouTube, Google+, Drive, Android, etc.

Com o serviço é possível gerenciar as configurações de segurança e dar maior ou menor atenção a determinados itens. Rodrigo Paiva, gerente de projetos no time de Produtos de Segurança do Google, explica que informações, como o número de telefone ou o e-mail secundário, para recuperação de senha ou conta devem estar sempre atualizadas.

“Identificar golpes na Internet é algo que você aprende no decorrer da sua navegação”, afirma Rodrigo Paiva. “Se você está lendo uma notícia, por exemplo, e de repente aparece um janela falando que seu computador está infectado, pedindo informações sensíveis, você vai perceber naquele momento que não esperava aquele tipo de solicitação”, conclui.

Por isso, usar ferramentas como a Verificação de Segurança é importante, além de manter uma postura defensiva durante seu tempo online. Abaixo estão algumas dicas do que mudou e como você pode usar o serviço:

Informações de recuperação: adicionar um número de celular ajuda o Google a entrar em contato caso você não consiga acessar sua conta. O número de telefone serve apena s para proteger sua conta, se você configurar desse modo.


Atividades recentes: fornece uma visão geral de seus acessos recentes ao Google. Caso você veja alguma atividade realizada a partir de um local ou dispositivo que você não reconhece, troque sua senha imediatamente.

Permissões de conta: estes são os aplicativos, sites e dispositivos conectados à sua conta Google. Confira todas as aplicações vinculadas ao seu endereço e tenha certeza de que você confia – e ainda usa – todas elas.

*Confira a entrevista completa no áudio acima

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.