Dilma anuncia novo plano de concessões de infraestruturas para junho

  • Por Agencia EFE
  • 18/05/2015 13h43

Brasília, 18 mai (EFE).- A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira que apresentará em junho um novo plano de concessões ao setor privado nas áreas de infraestrutura de aeroportos, portos e ferrovias.

Dilma confirmou o novo pacote durante a assinatura do contrato para a concessão da ponte Rio-Niterói, vencido em março pelo grupo brasileiro EcoRodovias.

A licitação para a operação, manutenção e melhoria da ponte fez parte de um amplo programa de concessão de estradas à iniciativa privada, promovido pelo governo brasileiro nos últimos dois anos.

Segundo a presidente, a receptividade do setor privado a esses planos mostrou que o país “tem maturidade suficiente para oferecer negócios produtivos, sem haver desequilíbrios” na relação entre as empresas e o Estado.

“Isso significa que os planos de concessões são críveis e são fortes”, ressaltou Rousseff.

No caso da ponte Rio-Niterói, o grupo EcoRodovias se comprometeu a investir nos próximos cinco anos R$ 1,4 bilhão em melhorias tanto em infraestrutura como em toda a rede de acessos para agilizar o tráfego na rodovia.

No leilão, a EcoRodovias apresentou uma oferta de pedágio de R$ 3,28 por veículo, valor 36,67% menor que o teto fixado pelo governo na licitação.

A ponte Rio-Niterói, cujo nome oficial é Presidente Costa e Silva, foi construída há 41 anos. Um dos cartões postais da cidade, ela possui fluxo próximo de 56 milhões de veículos por ano. EFE

ed/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.