Doodle celebra os 40 anos do Cubo de Rubick, o famoso cubo mágico
Brinquedo que desafia crianças e adultos, o famoso “cubo de Rubik”, também conhecido como “cubo mágico”, completa 40 anos e ganha homenagem do Google, que preparou o Doodle desta segunda-feira (19) para celebrar a data. O buscador transformou sua logomarca em um “cubo de Rubick online”, onde o internauta pode movimentar as peças com o mouse e tentar completar o dessafio: deixar cada face do objeto com uma cor única. Um menu na barra inferior do Doodle dá as instruções necessárias e permite que o usuário compartilhe seu “resultado” por diferentes redes sociais.
Conheça o canal de tecnologia do Portal EBC
Criado em 1974 pelo húngaro Ernõ Rubik – que demorou um mês para solucionar seu próprio desafio pela primeira vez – o quebra-cabeça em três dimensões ganhou o prêmio de “Jogo do ano” na Alemanha no ano de seu lançamento. Não demorou muito para que fosse difundido em grande escala, especialmente na década de 80. Hoje é considerado um dos brinquedos mais populares do mundo, atingindo um total de 900 milhões de unidades vendidas, bem como suas diferentes imitações.
O Cubo de Rubik é geralmente confeccionado em plástico e possui várias versões, sendo a versão 3x3x3 a mais comum, composta por 6 faces de 6 cores diferentes, com arestas de aproximadamente 5,5 cm.
Cada uma das faces está dividida em nove partes (3×3), num total de 26 peças que se articulam entre si devido ao mecanismo da peça interior central fixa, oculta dentro do cubo. A articulação dessas peças gera o impressionante número de 43.252.003.274.489.856.000 combinações possíveis, de acordo com a empresa que fabrica o objeto.
Se alguém pudesse realizar todas as combinações possíveis a uma velocidade de um movimento por segundo, demoraria 1400 trilhões de anos, supondo que nunca repetisse a mesma combinação. O recorde mundial de menor tempo para solucionar o enigma do cubo mágico é de 5.55s conseguido pelo holandês Mats Valk em Março de 2013.
*Com informações da Wikipedia
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.