Doria promete finalizar obra e quer modelo de Abu Dabi para privatizar Interlagos

  • Por Jovem Pan com Estadão Conteúdo
  • 16/11/2016 17h55
Doria garante manter preço de passagens de ônibus

Após se reunir com o atual prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), na sede da Prefeitura, o prefeito eleito, João Doria (PSDB), reafirmou que os projetos de privatização na sua gestão vão começar com o Autódromo de Interlagos, na zona sul, e o Parque Anhembi, na zona norte. Segundo ele, as duas operações devem gerar uma arrecadação superior a R$ 4 bilhões. Logo após ser eleito, Doria havia falado que espera arrecadar R$ 7 bilhões com as duas privatizações.

O prefeito eleito disse que pretende adotar o mesmo modelo do Autódromo de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos. Ele exemplificou que lá o complexo reúne hotel, apartamentos de alto nível e um centro de entretenimento.

“O modelo de Interlagos será o mesmo de Abu Dabi, que hoje tem um dos autódromos mais modernos do mundo, abriga algumas das competições mais importantes e tem utilização regular diária”, citou.

O conceito, afirmou Doria, é construir no local o Museu do Automobilismo, que levará o nome do piloto tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna. Segundo ele, estão previstas ainda a preservação do autódromo, do kartódromo, do parque com acesso gratuito à população e a valorização com empreendimento imobiliário “debruçado no maior e melhor autódromo do País”.

Para Doria, empresas poderão formar consórcios e assumir o autódromo. Ele informou que vai se reunir na semana que vem com os organizadores da Fórmula 1 no Brasil e apresentar o projeto de privatização. O prefeito eleito destacou que vai convidar Bernie Ecclestone, diretor-executivo da Formula One Management (FOM), que organiza a F-1, e outros organizadores para formar um consórcio de empresas e administrar o complexo.

“Quem sabe a empresa do Bernie pode isoladamente ou com um consórcio ser uma daquelas que vai disputar o programa (edital) de privatizar”, disse. Ecclestone disse no início da semana que poderia se interessar por assumir a gestão do autódromo. Além de ter negócios no Brasil, o inglês é casado com uma brasileira.

PAC  

O tucano pedirá ainda ao ministro do Turismo, Marx Beltrão, a liberação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Turismo já destinados à cidade para a terceira etapa da reforma de Interlagos, como a cobertura do paddock e a elevação do pé direito no prédio dos boxes. “Havendo recursos, como de fato existe, vamos concluir (a reforma), mas a privatização será feita.”

Doria disse ainda que sua gestão vai tentar “sensibilizar positivamente” a Câmara Municipal para a aprovação da privatização. “Tenho certeza de que o que é bom para a cidade os vereadores vão analisar de forma positiva, sensata e equilibrada, com grandes chances de aprovação”, afirmou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.