Durão Barroso reivindica respeito à integridade da Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 01/03/2014 09h03
  • BlueSky

Berlim, 1 mar (EFE).- O presidente da Comissão Europeia (CE), José Manuel Durão Barroso, reivindicou neste sábado respeito à integridade e soberania da Ucrânia e ressaltou que toda comunidade internacional deve seguir esses princípios para garantir a paz regional e mundial.

Em uma jornada sobre o futuro da Europa organizada em Berlim e acompanhado pela chanceler alemã, Angela Merkel, Barroso assegurou que se espantou ontem ao escutar as informações sobre a violação da soberania ucraniana.

“São fatos que teríamos considerado impensáveis no século XXI no continente europeu”, destacou o presidente da CE.

Segundo ele, se a UE demonstrou algo, foi que a diversidade não pode ser abordada a partir da separação e da segregação e que a segurança não se aumenta com muros ou cercas, mas integrando as diferenças.

“Necessitamos compreensão, não confronto; necessitamos convergência, não mais conflitos”, ressaltou Barroso, convencido de que esses são os valores europeus que levaram os ucranianos às ruas.

Neste contexto, o presidente da Comissão Europeia lembrou a euforia dos berlinenses diante da queda do muro (de Berlim) e a alegria dos portugueses ao fim da ditadura, dois exemplos de povos que escolheram a liberdade e apostaram na Europa e nos princípios que a regem: o império da lei, a solidariedade, a justiça e o compromisso com a diversidade. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.