Economia dos EUA cresce a um ritmo de 0,1% no primeiro trimestre

  • Por Agencia EFE
  • 30/04/2014 11h38

Washington, 30 abr (EFE).- A atividade econômica dos Estados Unidos cresceu a um ritmo anual de 0,1% entre janeiro e março, após se expandir 2,6% nos últimos três meses do ano passado, informou nesta quarta-feira o Departamento de Comércio.

A maioria dos analistas esperava um ritmo anual de crescimento de 1,1% no primeiro trimestre.

A despesa dos consumidores, que nos Estados Unidos representa mais de dois terços do Produto Interno Bruto (PIB), aumentou 3% no primeiro trimestre, após um aumento de 3,3% entre outubro e dezembro.

Os dados demonstra o impacto que o inverno de temperaturas muito baixas e tempestades de neve teve em quase todo o país.

Este é o primeiro dos três cálculos do PIB que o governo realiza e mostra que o investimento das empresas em equipamentos, que é outro indicador chave da atividade, caiu 5,5%, a maior diminuição mensal em quase cinco anos.

O investimento em construção de imóveis também diminuiu, pelo segundo trimestre consecutivo, em 5,7%, segundo o relatório.

O Departamento de Comércio também assinalou que no quarto trimestre do ano passado o valor das exportações americanas desceu 7,6%, a maior queda desde julho de 2009.

Além disso, entre outubro e dezembro o valor das importações caiu 1,4% como reflexo de uma menor demanda dos consumidores americanos por produtos estrangeiros. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.