Bolsas da Europa fecham em alta após anúncio de medidas econômicas

G20 planeja injetar US$ 5 trilhões

  • Por Jovem Pan
  • 26/03/2020 15h49
Reprodução bolsa de xangai O índice Stoxx 600 encerrou o pregão em alta de 2,55%, a 321,38 pontos

As bolsas da Europa fecharam em alta nesta quinta-feira (26) em um dia de grande volatilidade e expectativa por novos anúncios de medidas para ajudar a economia e diminuir os impactos da pandemia de coronavírus.

O grupo das 20 maiores economias do mundo (G20) divulgou comunicado de reunião virtual, reafirmando o comprometimento das nações em fazer “o que for necessário” para superar a crise.

As bolsas europeias também seguiram a alta dos mercados acionários em Nova York, reagindo à aprovação do pacote “trilionário” de ajuda financeira no Senado e a declarações do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, que sinalizou a possibilidade de ampliar o apoio à economia.

O índice Stoxx 600 encerrou o pregão em alta de 2,55%, a 321,38 pontos.

Movimento das ações

As bolsas europeias começaram o dia em baixa, na expectativa da reunião do G20 e da divulgação, nos EUA, do salto no número de pedidos de auxílio-desemprego. Havia certa cautela e fuga de risco. Apesar dos números dos Estados Unidos atingirem nível recorde, investidores reagiram de maneira positiva, já que a leitura veio melhor do que a esperada por parte dos analistas, além de reforçar as apostas de estímulos fiscais e monetários em meio à pandemia de coronavírus.

O comunicado do G20 também foi um propulsor para o terreno positivo. O grupo das nações mais ricas informou que continuará a dar um apoio fiscal “ousado e em larga escala” para conter a pandemia. “A ação coletiva do G-20 ampliará seu impacto, garantirá coerência e aproveitará sinergias”, afirmou a declaração.

A dedicação do grupo se dará em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial, a Organização das Nações Unidas (ONU) e outros órgãos internacionais.

Em meio às notícias, as bolsas passaram a subir, fechando todas nas máximas, com investidores acreditando que novas medidas em conjunto estão por vir.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.