Copa do Mundo impulsiona venda de TVs com telas maiores e mais tecnológicas

Comércio prevê alta de 8% nas vendas e celebra sincronia com Black Friday; enquanto varejo investe em marca chinesa mais barata, fabricantes apostam em modelos com tecnologia agregada para experiência imersiva

  • Por Tatyane Mendes
  • 06/11/2022 19h00
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REUTERS/Wolfgang Rattay Alunos assistem à partida de futebol da Copa do Mundo entre Coreia do Sul e Alemanha Troca de televisores próximo à Copa do Mundo é um movimento tradicional do consumidor brasileiro

A Copa do Mundo do Catar está aí (começa em 20 de novembro) e a tradição se repete: os consumidores colocam em prática o desejo de trocar os parelhos de televisão. E, neste ano, a busca é por modelos mais novos, modernos (com tecnologias agregadas para uma experiência mais imersiva) e, principalmente, com telas maiores. E o comércio se anima. Projeções da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estimam crescimento de 8% nas vendas de TV nesta Copa na comparação com a anterior. Além disso, levantamento da entidade mostra que: 1) pesquisas por smart TVs em lojas online cresceram 6,7% em setembro; importação de televisores no terceiro trimestre deste ano mais do que triplicou em relação ao mesmo período do ano passado, chegando ao valor de US$ 2,41 milhões; e o melhor: os preços praticados nas smart TVs de 40 a 49 polegadas tiveram retração de 5,8% ante abril.

A vantagem deste Mundial para o consumidor é que o evento acontece perto da Black Friday, considerado o dia de descontos com maior apelo do comércio global. “A Copa do Mundo ter sido marcada para novembro, justamente na semana da Black Friday, terá um resultado muito bom para o comércio, porque estamos vindo de uma crise sanitária, período no qual as pessoas já acabaram consumindo esse tipo de produto. Não fosse a Copa do Mundo, o setor certamente teria um final de ano mais desanimador”, diz Fabio Bentes, economista da CNC. A entidade estima que o movimento no varejo brasileiro devido ao Mundial de futebol será de R$ 1,5 bilhão. Apesar de termos um cenário de consumo mais apertado, principalmente para as classes de baixa renda, os televisores compõe uma das únicas categorias que continua crescendo no acumulado do ano e ainda deve ampliar essa base de expansão, segundo a consultoria GfK. “Estamos vivendo um momento de efeito premium. O mais marcante vai ser o tamanho de tela, em geral para 55 polegadas ou mais. Além disso, o aumento do consumo de serviços de streaming favorece a tela maior em casa, e a TV ganha um papel mais amplo”, complementa Fernando Baialuna, diretor de negócios e varejo da GfK.

A campanha de Copa do Mundo é uma das mais importantes para as redes varejistas neste ano. Buscando atender a uma parcela de consumidores com maior restrição de crédito, a Magalu aposta na venda de aparelhos da marca chinesa Vizzion. O produto possui versões de 32 e 50 polegadas, com o atrativo, segundo a empresa, de ser 20% mais barato que a média da categoria. “Temos altas expectativas para o mundial. Historicamente, comercializamos muitos televisores nessa época e queremos nos manter como a varejista líder em vendas durante a Copa”, afirma Eduardo Galanternick, vice-presidente de negócios da companhia.

Do lado das fabricantes, a Samsung também projeta aumento da tendência do consumo de telas cada vez maiores e aparelhos mais tecnológicos. “Em 2014, as telas grandes limitadas a 60 polegadas foram destaque. Em 2018, tivemos a consolidação da resolução 4K. Agora em 2022, temos como objetivo o forte aumento de vendas de telas gigantes (de 65 a 85 polegadas), que ultimamente ganharam evidência e foco do consumidor. Essas tendem a se consolidar ainda mais e a aumentar as vendas nas categorias premium, com as QLED e Neo QLED 8K e 4K, que oferecem o melhor em qualidade de som e imagem, design superior, além de uma plataforma smart muito mais avançada”, diz Alexandre Gleb, gerente de produtos de TV da Samsung Brasil. O executivo ainda prevê crescimentos mais exponenciais nos modelos 4K acima de 65 polegadas: “Para a plena imersão nas partidas e por um apelo de coletividade que deve acontecer agora no pós-pandemia”, completa.

Para a gerente de produtos TV da LG do Brasil, Cintia Viani, o consumidor tem realizado uma busca diferente este ano, procurando por produtos com telas maiores e tecnologias agregadas, para uma experiência mais imersiva. “Antes, a Copa só era assistida na TV aberta. Hoje, temos um crescimento da internet, e o mercado de televisores segue esse comportamento para atender a nova forma de consumo. A troca dos aparelhas também leva em conta o período pós-Copa, quando os usuários vão assistir séries, filmes ou jogar games”, explica Viani.

 

Confira a lista com as TVs mais vendidas na sexta-feira, 4:

  1. Smart TV LED 32” HD Samsung LH32BETBLGGXZD
  2. Smart TV LED PRO 43″ Full HD LG 43LM631C0SB, ThinQ AI, 3 HDMI, 2 USB, Wi-Fi, Conversor Digital
  3. Smart TV LED 32″ HD LG – 32LQ621CBSB.AWZ – Inteligência Artificial LG ThinQ, Amazon Alexa built-in, Google Assistente built-i
  4. PHILIPS Android TV 50″ 4K 50PUG7406/78, Google Assistant Built-in, Comando de Voz, Dolby Vision/Atmos, VRR/ALLM, Bluetooth 5
  5. Smart TV QLED 55″ 4K UHD 55Q60B Samsung com Modo Game, HDR, Wifi, Bluetooth, HDMI, USB, Som em Movimento, Tela sem limites
  6. Smart TV 50″ 4K UHD Samsung 50BU8000
  7. GOOGLE TV LED 55” TCL P725 4K UHD
  8. Android TV LED 32” TCL S615 HD HDR
  9. Smart TV Philco Roku 32″ Led Hd – Ptv32g70rch
  10. TCL Qled tv 55” C715 4k UHD Android TV Dolby Vision
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