Dólar tem alta no dia, mas fecha semana em baixa; Ibovespa sobe, puxado pela Petrobras

Papéis da petrolífera estatal se valorizaram mais de 5% após anúncio de pagamento recorde de dividendos na quinta

  • Por Jovem Pan
  • 29/07/2022 19h09
Reprodução/Pixabay Ibovespa, o principal índice da Bolsa de Valores brasileira fecha fevereiro com queda de 4,37%. Em 2021, tombo é de 7,54% Ibovespa teve boa semana graças à Petrobras e ao Fed

O dólar teve uma leve alta frente ao real nesta sexta, 29, de 0,21%, e fechou o dia cotado a R$ 5,17. Contudo, na semana, a moeda norte-americana se desvalorizou 5,88%. A sessão desta sexta foi volátil, enquanto os investidores disputaram pela Ptax (a taxa de câmbio oficial, uma média calculada pelo Banco Central quatro vezes ao dia a partir do divulgado pelas instituições financeiras) no fim do mês. A desvalorização semanal foi causada, principalmente, pela fala do presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano), que indicou que a instituição deve reduzir o ritmo na subida de juros após aumentos de 0,75 ponto percentual em junho e na última quarta, 27, principalmente depois que os dados do PIB norte-americano, que vieram abaixo do esperado (queda de 0,9% no segundo semestre).

Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, subiu 0,55 nesta sexta e encerrou o pregão com 103.164 pontos. Na semana, o índice avançou 4,29%. A alta foi puxada principalmente pela Petrobras, que divulgou na quinta, 28, que irá distribuir R$ 87,8 bilhões em dividendos aos acionistas, valor recorde. As ações ordinárias da petrolífera estatal se valorizaram 7,05% e as extraordinárias, 5,76%. Bolsas no exterior também registraram ganhos – entre as americanas, S&P 500 ganhou 1,42%, Dow Jones avançou 0,97% e Nasdaq teve alta de 1,88%. O otimismo por uma temporada de balanços de empresas menos pior do que o previsto anteriormente foi o principal fator, mas a fala de Powell também ajudou investidores a decidirem assumir riscos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.