Educação Financeira: inflação é um bicho de sete cabeças?

  • Por Jovem Pan
  • 04/11/2019 17h45
Easynvest

Inflação é um termo que, apesar de ter um significado muitas vezes desconhecido, carrega uma conotação negativa por aumentar o preço dos produtos no mercado. Apesar disso, o que muita gente não sabe é que existe uma maneira de se esquivar dos prejuízos e passar a ganhar dinheiro com a inflação: o investimento.  

Antes de falar dos investimentos como forma de lucrar com a inflação, é preciso entender uma questão básica de economia, mas que ainda carrega dúvidas por onde passa: o que é inflação e como ela afeta a vida financeira?

A inflação age no mercado quando o poder de compra da população diminui, ou seja, quando os preços dos produtos e serviços, incluindo roupas, comida, viagem, lazer etc, sobem em um determinado período de tempo, e isso é motivado por fatores diferentes. Atualmente, o Brasil vive em um cenário de inflação controlada, mas nem sempre foi assim. Nos anos 80 e início dos anos 90, por exemplo, a inflação chegou a superar os 80% ao mês. Isso fazia com que um mesmo produto dobrasse de preço de um mês para o outro. 

A inflação só foi controlada com a chegada do Plano Real em 1994, que afastou o pesadelo dos brasileiros de verem os preços aumentando de forma absurda a cada dia.

Investir é usar a inflação a seu favor

Existem muitos investimentos diretamente atrelados ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é o índice oficial da inflação no Brasil, usado para medir o aumento dos preços de produtos e serviços comercializados no varejo e se refere ao consumo pessoal das famílias no país. Sendo assim, é extremamente importante ficar por dentro do assunto para cuidar do próprio dinheiro e saber em qual momento ele está mais ou menos valorizado. 

Para facilitar esse acompanhamento, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga mensalmente em seu site a tabela oficial do IPCA dos produtos. 

Apesar de estar controlada, a inflação desvaloriza o dinheiro e, exatamente por isso, é preciso estar sempre alerta e lembrar que não estamos livres dela. Para ter uma vida financeiramente mais saudável, é preciso driblar a inflação e conhecer maneiras de fazer o dinheiro render mais – sabendo que a poupança não é a melhor opção. 

A maneira mais rápida e segura de proteger seu dinheiro dos preços lá em cima é conhecer o mundo dos investimentos. O blog da Easynvest, uma das principais corretoras de valores do mercado, reúne conteúdos didáticos e personalizados para aprender como investir

Quais são as opções de investimentos atrelados ao IPCA?

Os investimentos atrelados ao IPCA garantem que o dinheiro acompanhe a variação da inflação e ainda renda uma porcentagem acima dela. São eles: Tesouro Direto – título IPCA, LCI (Letra de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), CDB (Certificado de Depósito Bancário), LC (Letra de Câmbio) e alguns ETFs (Fundos de Índices) de renda fixa.

Antes de mais nada, o primeiro passo para começar a fazer seu dinheiro render é abrir uma conta na Easynvest de um jeito descomplicado, 100% on-line, rápido e seguro. Saiba mais AQUI