Fed vai manter juros baixos até recuperação econômica dos EUA

  • Por Jovem Pan
  • 29/04/2020 16h47
EFE/EPA/BIANCA DE MARCHIO Fed vai manter a taxa de juros nos Estados Unidos entre 0% e 0,25%

O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, comprometeu-se nesta quarta-feira (29) a manter as taxas de juros no país no patamar de 0% a 0,25% até que o país dê indícios de recuperação econômica após a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

“A atual crise de saúde pública vai pesar muito na atividade econômica, no emprego e na inflação no curto prazo”, disse o banco central americano em comunicado após a reunião do Comitê Federal do Mercado Aberto da entidade (Fomc).

O Fed ressaltou que “espera manter o nível atual das taxas de juros até que esteja confiante de que a economia tenha resistido aos recentes eventos e esteja no caminho certo para atingir as metas de máxima estabilidade de emprego e preços”.

A instituição ressaltou ter “disposição de usar todas as ferramentas disponíveis para apoiar a economia dos EUA nestes tempos desafiadores”.

A economia americana sofreu contração de 4,8% no primeiro trimestre de 2020 devido aos efeitos da pandemia do coronavírus, segundo dados divulgados pelo Departamento do Comércio. Nas últimas semanas, mais de 26 milhões de pessoas solicitaram seguro-desemprego no país.

O Fed concedeu várias injeções de liquidez aos mercados, mais de US$ 3 trilhões no total, incluindo a abertura de uma “janela de descontos” para oferecer empréstimos de curto prazo aos bancos diante das tensões financeiras.

*Com EFE