FGV: Índice de Confiança do Comércio caiu 3,8 pontos em fevereiro
O Índice de Confiança do Comércio caiu 3,8 pontos de janeiro para fevereiro. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), que divulgou os resultados nesta terça-feira (26), apontou que ele passou de 103,8 para 100 pontos em uma escala de zero a 200.
A confiança caiu em oito dos treze segmentos pesquisados. De acordo com a FGV, o resultado foi influenciado pela piora da percepção dos empresários em relação ao momento presente quanto em relação às expectativas futuras.
O Índice de Situação Atual (ISA-COM) caiu 1,4 pontos, para 93,2 pontos, segunda queda consecutiva. Já o Índice de Expectativas (IE-COM), depois de quatro altas seguidas, recuou-6,1 pontos, ao passar de 112,9 pontos para 106,8 pontos.
Para o coordenador o pesquisador da FGV, Rodolpho Tobler, uma recuperação das vendas de maneira mais intensa ainda depende da melhora expressiva do mercado de trabalho e redução dos níveis de incerteza. “Após um período de altas expressivas na confiança no final de 2018, os empresários do setor parecem calibrar as expectativas no início de 2019. O resultado exatamente em 100 pontos mostra que o setor ainda se encontra na região de transição para níveis mais elevados de confiança”, disse.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.