EDF anuncia aquisição de 51% na hidrelétrica de Sinop

  • Por Agencia EFE
  • 12/12/2014 12h09

Paris, 12 dez (EFE).- O grupo de energia francês EDF anunciou nesta sexta-feira a aquisição de 51% de participação na Companhia Energética Sinop, que está construindo uma usina hidrelétrica potência de 400 megawatts no rio Teles Pires, no norte do Mato Grosso.

Sem divulgar os valores da operação, a companhia francesa afirmou em comunicado que a aquisição da participação, que pertencia à Alupar, foi feita através da subsidiária EDF Norte Fluminense. Os outros acionistas são EletroNorte e CHESF, ambos pertencentes à Eletrobras, com 24,5% cada.

A EDF ressaltou que com os 51% terá “um papel industrial tanto na construção como nas operações da futura represa” e reforçará suas atividades no âmbito hidrelétrico e no de inovação.

As obras da usina começaram neste ano e o início de sua exploração comercial está previsto para o segundo semestre de 2017.

O grupo francês ressaltou que o governo brasileiro aprovou os estudos ambientais e sociais, cujos programas “mais significativos” são os de recompensação dos residentes da zona afetada e a preservação da flora e da fauna. A EDF garantiu que nenhum território indígena ou áreas de proteção ambiental estão envolvidos neste projeto. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.