Efe completa comemorações por seu 75º aniversário com exposições na Colômbia

  • Por Agencia EFE
  • 15/03/2015 14h13

Bogotá, 15 mar (EFE).- A Agência Efe completa nesta semana mais de um ano de comemorações por seu 75º aniversário de fundação com exposições de fotografias de seu acervo nas cidades de Barranquilla e Medellín, na Colômbia.

“Efe 75 anos em fotos” é o título da mostra que foi inaugurada em março de 2014 na Biblioteca Luis Ángel Arango, em Bogotá, e que, após percorrer as principais cidades da América Latina, retorna ao país.

A exposição destaca acontecimentos da história recente ibero-americana e inclui imagens como a da reunião entre Adolf Hitler e Francisco Franco no início da Segunda Guerra Mundial, além de momentos de Gabriel García Márquez e Che Guevara, entre outras.

Estas fotos serão expostas a partir de amanhã, na Universidade del Norte, em Barranquilla, por ocasião da inauguração da Cátedra Europa, um encontro de intelectuais que anualmente reúne personalidades da política, da sociedade e da cultura.

Entre os convidados deste ano para o fórum, que será realizado até a próxima sexta-feira, estarão o ex-presidente colombiano Andrés Pastrana, o músico cubano Chucho Valdés e o diretor-geral da Efe para a América Latina, Alfredo Aycart.

Na quarta-feira, a exposição intitulada “EFE 75 anos em fotos, 25 anos construindo a América Latina” será inaugurada pelo presidente da Agência Efe, José Antonio Vera, na Casa do Encontro do Museu de Antioquia, em Medellín, dando fim a um período de eventos comemorativos.

A mostra de Medellín, patrocinada pela construtora espanhola FCC e a Secretaria de Cultura da prefeitura desta cidade, receberá até 18 de maio 50 fotos históricas, entre elas o acidente aéreo que matou Carlos Gardel no aeroporto desta cidade colombiana, e outras 25 sobre a evolução de infraestruturas em toda a região, como a construção do Canal do Panamá.

Maior agência de notícias do mundo em idioma espanhol, a Efe foi fundada em 1939 em uma Espanha devastada pela Guerra Civil, começou em 1966 sua aventura na América com a abertura das primeiras delegações neste continente e hoje está presente em 180 cidades de 120 países, onde trabalham mais de 3.000 profissionais de 60 nacionalidades.

Em 1968, abriu seu escritório na Colômbia e, em 2007, montou em Bogotá sua mesa de edição regional, onde são processadas e distribuídas informações elaboradas em todas as delegações do continente. O país é, hoje, o centro de operações da Agência Efe na América Latina. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.