EI divulga novo vídeo do refém britânico John Cantlie

  • Por Agencia EFE
  • 04/01/2015 10h27

Londres, 4 jan (EFE).- O grupo Estado Islâmico (EI) divulgou um novo vídeo do refém britânico John Cantlie, sequestrado na Síria em 2012, informou a imprensa do Reino Unido.

O jornalista independente, que trabalhou para vários meios de comunicação britânicos, aparece no vídeo percorrendo Mossul e declara que a vida nessa cidade iraquiana é “o mesmo de sempre”.

Cantlie classifica de “enganosa” as afirmações da imprensa ocidental de que a vida em Mossul, cidade tomada pelo EI em meados de 2014, é “deprimente” e que o povo vive com medo.

No vídeo, de oito minutos de duração, é possível ver o jornalista, de 43 anos, visitando o mercado local, um hospital e uma delegacia de polícia.

Uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores britânico se limitou a comentar hoje que tem conhecimento da divulgação do vídeo e estão avaliando seu conteúdo.

O jornalista, procedente do condado de Surrey (sudoeste de Londres), trabalhou para vários dominicais britânicos, entre eles “The Sunday Telegraph” e “The Sunday Times”.

Desde meados do ano passado, o EI filmou e postou na internet cenas da morte de vários reféns ocidentais.

Neste tempo, o EI assassinou os britânicos Alan Henning e David Haines, e os jornalistas americanos James Foley e Steven Sotloff. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.