EI usa cinco carros-bomba para atacar cidade de Al Hasaka

  • Por Agencia EFE
  • 10/07/2015 14h23

Beirute, 10 jul (EFE).- O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) atacou com cinco carros-bomba várias regiões do sudeste da cidade de Al Hasaka e seus arredores, no nordeste da Síria, nesta sexta-feira, mas ainda não foram divulgados dados sobre possíveis vítimas.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos explicou que quatro dessas explosões tinham como alvo as Unidades de Proteção do Povo, milícias curdo sírias, no sudeste da cidade.

O quinto carro-bomba foi detonado contra uma concentração de soldados do regime de Bashar al Assad no distrito de Sadkub, na periferia da cidade.

A agência de notícias oficial síria “Sana” só informou, por enquanto, sobre a explosão de dois veículos carregados com explosivos no bairro de Al Vilat al Homr, no leste de Al Hasaka, onde houve apenas danos materiais.

As fontes citadas pela agencia atribuem o duplo atentado ao EI e afirmam que o objetivo era impedir o avanço das unidades do exército e das Forças de Defesa Nacional, milícias pró-governo, que tentam expulsar os extremistas da cidade.

Outro alvo do EI nesta sexta-feira foi o edifício do Registro Civil da cidade, onde explodiu uma bomba que causou um incêndio no prédio.

Atualmente, as forças armadas sírias tentam recuperar em Al Hasaka o território perdido para o EI, que em 25 de junho iniciou um ataque às áreas controladas pelo governo e ocupou 25% de sua superfície.

Nos últimos dias, os soldados avançaram e retomaram vários distritos. Antes do ataque dos radicais, 40% de Al Hasaka, capital da província homônima, estava em mãos das autoridades sírias, enquanto 60% estava em poder dos curdos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.